Concebida em 1977, The Mastaba, a maior obra de arte permanente de Christo e Jeanne-Claude, será construída no deserto de Liwa, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos. Composta por 410 mil barris de cores variadas, a instalação criará "um mosaico colorido que faz referência à arquitetura islâmica". Com 150 metros de altura e 300 metros de comprimento, o projeto da dupla de artistas levará ao menos três anos para ser construído após ser aprovado pelas autoridades locais.
Uma série de fotografias e desenhos originais do projeto The Mastaba está atualmente em exibição na mostra Portrait of a Nation II, organizada pela Fundação de Música e Artes de Abu Dhabi (ADMAF) para o Abu Dhabi Festival. Atualmente conduzida pelo sobrinho de Christo, Vladimir Yavachev, The Mastaba será a maior escultura contemporânea do mundo, atingindo um volume superior ao da Grande Pirâmide de Gizé.
Apesar de terem originalmente proposto a intervenção em 1977, Christo e Jeanne-Claude só definiram as cores e o posicionamento dos barris em 1979, após sua primeira visita aos Emirados Árabes Unidos. Auto-financiada, como todas as obras da dupla, The Mastaba teve seus cálculos estruturais realizados por uma equipe da Universidade de Hosei, de Tóquio, que entre 2007 e 2008 apresentou uma proposta inovadora para a obra: "toda a subestrutura, assim como as camadas de barris, serão montadas em planos no solo. Dez torres de elevação e um conjunto de trilhos permitirão erguer e posicionar a estrutura em cerca de duas semanas."
Beleza, ciência e arte sempre triunfarão. – Christo, 1958.
Outros trabalhos recentes dos artistas incluem The Temporary London Mastaba (2018) no Hyde Park, com 7.506 barris empilhados flutuando no Lago Serpentine, e a instalação temporária L'Arc de Triomphe, Wrapped (2021), aberta ao público em setembro do ano passado.